Conselho de Administração

Apoio ao Gestor Executivo

Assessoria na implantação e orientação do Conselho de Administração. A atuação desse Conselho visa atender a demanda por membros engajados nas importantes tarefas de apoio e fiscalização da administração, compartilhando com o síndico a tomada de decisão nas questões importantes do dia-a-dia do condomínio.

Conceito

O conceito do Conselho de Administração é contribuir com a implementação das diretrizes aprovadas em Convenção, Regimento Interno e deliberações assembleares, notadamente ao que se refere a previsão orçamentária.

É necessário que fique claro que a função do conselheiro é de assessorar o síndico. Não há o que se falar em deliberação ou aprovação quanto as decisões tomadas pelo síndico. Cabe ao conselho, se contrário a algum ação praticada pelo gestor executivo, apresentar notificação ao mesmo e/ou solicitar assembleia para avaliação dos atos praticados, cabendo a esta, a decisão de adotar o procedimento disciplinar que julgar necessário.

A ideia é que Síndico e Conselho de Administração atuem em conjunto e de forma complementar, compartilhando as responsabilidades importantes na administração condominial.

Segurança e Transparência

É muito importante que os membros do Conselho de Administração sejam atuantes e cumpram com o papel que lhes foi dado, como por exemplo: acompanhar as contas do condomínio de forma ostensiva, autorizar despesas não previstas porém necessárias, emitir pareceres técnicos, apoiar o síndico nas deliberações mais delicadas envolvendo condôminos e no relacionamento com fornecedores e funcionários, se necessário.

É altamente aconselhável que o Conselho de Administração seja composto por membros de diversos áreas profissionais como, advogados, engenheiros, contadores etc., para que contribuam com pontos de vista e experiências variadas. Toda essa preocupação agrega competências e conhecimento ao grupo que, com certeza, irá refletir em mais segurança e eficiência à gestão como um todo, completando com princípios essenciais da boa governança e compliance.

Voltar para o topo