Conselheiro Profissional

Apoio Profissional ao Corpo Diretivo

O trabalho de Conselheiro Profissional Independente visa atender a demanda por membros mais preparados para a importante tarefa de fiscalização e apoio da administração do condomínio

Segurança e Transparência

Sabemos que nem sempre o condomínio pode contar com voluntários preparados e disponíveis entre seus condôminos, para a composição do corpo consultivo previsto em Convenção. E, caso esta não impeça, a contratação de um profissional independente e altamente capacitado pode ser a solução ideal.

É muito importante que os membros do Conselho Fiscal sejam atuantes e cumpram com o papel que lhes foi dado, como por exemplo: analisar as contas do condomínio de forma recorrente, autorizar despesas não previstas porém necessárias, emitir pareceres técnicos, apoiar o síndico nas deliberações mais delicadas envolvendo condôminos e no relacionamento com fornecedores e funcionários, se for o caso.

O Conselheiro Profissional, irá agregar experiência e conhecimento ao grupo que, com certeza, irá refletir em mais segurança e transparência à gestão como um todo, inserindo princípios essenciais de governança e compliance.

Conceito

É necessário que fique claro que a função do conselheiro fiscal, seja voluntário, seja contrato, é de assessorar o síndico. Não há o que se falar em deliberação ou aprovação quanto as decisões tomadas pelo síndico.

Cabe ao conselho, se contrário a algum ação praticada pelo responsável da administração condominial, apresentar notificação ao mesmo e/ou solicitar assembleia para avaliação dos atos praticados, cabendo a esta, a decisão de adotar algum procedimento disciplinar em relação ao gestor.

Voltar para o topo